Ragù à Bolonhesa: a VERDADEIRA receita! / Receita de família ♥. O ragù à bolonhesa é um dos pratos mais simples de fazer, mas você ainda precisa seguir algumas regras. Quando digo receita “REAL” é em relação ao preparo. Porque na Itália cada família tem sua própria receita. Em casa adicionamos pancetta, carne bovina e suína. Esta é a receita de família que temos há gerações. Alguns não adicionam carne de porco, alguns até adicionam fígado, alguns vinho branco em vez de tinto, algumas famílias adicionam caldo. No final, todos saberão bem (apesar destas pequenas diferenças) porque as regras são respeitadas: ordem precisa, cozedura lenta, acompanhamento, etc. Boa degustação!

Ingredientes

70g de cenoura
70 g talos de aipo (2 talos)
1 cebola
1 raminho de alecrim (ou folha de louro)
6 colheres de sopa de azeite
120g de panceta
600g de carne moída
250g de carne de porco moída
125 ml de vinho tinto (ou branco) 1/2 xícara
700 ml de passata (coulis de tomate)
100ml de leite
pimenta e sal

1 – A carne não deve ser magra. Não queremos que a carne fique seca.
2 – Por que ferver por 3 horas? É absolutamente necessário para dar tempo aos sabores se combinarem e obter esta consistência do prato tão perfeita! É também por isso que fazemos uma grande quantidade (para os dias seguintes).
3 – O ragù à bolonhesa é comido com tagliatelle caseiro se possível (massa al dente), queremos algo leve no estômago, não massa cozida demais que vai pesar no estômago. Ou comprou rigatoni, qualidade por exemplo. Também pode ser usado para lasanha.

Receita por: Un jour Une recette